Notification

×

Indeks Berita

O tipo de homem que precisamos ser para ser pai na próxima geração

Nossa sociedade precisa desesperadamente de pais presentes e amorosos para liderar suas famílias com convicção.
em
18 junho 2023
    COMPARTILHE
    Compartilhe
Getty Images

Os pais podem guiar seus filhos para uma vida inteira de alegria e propósito, mas devem estar à altura da ocasião. Como alguém hoje em dia se torna o tipo de pai que precisa ser? Eles devem começar retornando à autêntica masculinidade bíblica.

Segundo a história, os homens são as esporas que movem os cavalos, os lemes que direcionam os navios e os protetores. Sem a influência de homens fortes e masculinos, a sociedade se perde.

Esse é o tipo de homem que precisamos ser para ser pai na próxima geração. Deus está procurando homens segundo o seu próprio coração, que fariam a sua vontade. Não sei você, mas no final da minha vida, é assim que quero ser lembrado. Mais do que ser um bom homem, quero ser um homem piedoso. É disso que se trata a verdadeira masculinidade.

A masculinidade autêntica é sobre o coração - o coração de Deus.

Pai lê a Bíblia com filhos. (Foto: Getty)

Um homem pode conhecer o coração de Deus. Deixe isso afundar. Veja o rei Davi, por exemplo. Ele era um rei guerreiro que conhecia vitórias incríveis e derrotas comoventes. Ele experimentou elevações espirituais eufóricas, mas caiu para os poços mais baixos e profundos de pecado, desespero e auto-aversão.

Na vida de Davi ocorreu toda a gama de altos e baixos, alegrias e tristezas. Como rei guerreiro, ele foi responsável por muito derramamento de sangue. Davi também caiu em adultério com Bate-Seba. Então, depois de descobrir que ela estava grávida, ele providenciou para que seu marido, Urias, fosse colocado em uma posição de batalha vulnerável, o que levou à morte de Urias. Contra a lei de Deus, Davi tinha várias esposas. Por causa de sua paternidade imprudente, sua família sofreu conflitos internos e infortúnios.

Tudo isso é verdade, mas três temas consistentes ocorreram ao longo da vida de Davi. Primeiro, Davi era totalmente homem, com pés de barro que eram marinados e rachados. Segundo, Davi amava a Deus. E terceiro, Davi conhecia a Deus.

As perguntas óbvias que tenho certeza de que muitos de vocês estão fazendo são "Como poderia ser isso?? Como um homem pode amar a Deus e pecar assim, e como Deus pode abençoar um homem com esse tipo de pecado?"Certamente não estou desculpando as ações de David. Deus também não. Mas Davi também conheceu a verdadeira tristeza e arrependimento por seus pecados e fracassos.

Davi escreveu: "... mas o Senhor tem prazer naqueles que o temem, naqueles que esperam em seu amor constante ”(Salmo 147: 11 ESV). Davi conheceu a Deus quando foi disciplinado por ele, e então encontrou purificação e perdão. É possível conhecer a Deus, amá-lo profundamente e ainda falhar miseravelmente. Aquele era David. Somos nós. No entanto, ele era um homem segundo o coração de Deus.

Como a corça anseia pelas correntes”, escreveu Davi, “assim anela a minha alma por ti, ó Deus” (Salmo 42:1). Deus está procurando homens que tenham sede e suspirem por Ele, homens que darão um passo à frente nesses momentos de Deus, homens que se levantarão e farão Sua vontade.

Por volta de 970 a.C., quando o tempo de Davi na Terra chegou ao fim, havia tanto que ele poderia dizer, tantas verdades a serem transmitidas antes de passar o bastão da liderança para Salomão, seu filho.

Salomão estava esperando ao lado de seu pai, ouvindo, sofrendo e conhecendo o tempo com ele era limitado. Pai para filho, Davi começou com “Eu vou pelo caminho de toda a terra; seja forte, portanto, e prove que é homem ”(1 Reis 2: 2 NVI). O matador de gigante, o rei guerreiro e o homem segundo o coração de Deus, Davi sabia que a liderança eficaz começava com a fundação de ser homem. No entanto, o tipo de masculinidade de que ele estava falando simplesmente não aconteceu como resultado da testosterona e talvez da capacidade de empunhar uma espada.

Davi estava conversando com seu filho Salomão sobre a masculinidade que deveria ser demonstrada e comprovada por caráter divino. Em suma, provar a si mesmo um homem significava que Salomão deveria abraçar a definição de masculinidade de Deus e ser forte diante da adversidade. Para liderar com eficiência, ele precisava ver que sua fonte era Deus, não sua própria força.

Este é o meu incentivo aos pais que desejam ser homens segundo o coração de Deus - lembre-se de que ele é sua única fonte de força.

Davi relacionou a autêntica masculinidade a servir a Deus. O mesmo é verdade hoje. Para que os homens impactem a cultura ao seu redor e seus círculos de influência, começando com suas famílias, eles devem abraçar a verdadeira definição de Deus de masculinidade.

Nossa cultura precisa de pais que aceitaram o desafio de Davi a Salomão para "ser forte, portanto, e provar que você é um homem" e que entendem o que isso significa. Sim, Deus está procurando por um homem. À medida que o dia dos pais se aproxima, encorajo você a se perguntar: ele o encontrará?

Por Tim Clinton, Colaborador Op-Ed THE CHRISTIAN POST