Notification

×

Indeks Berita

Nova tecnologia israelense pode detectar o problema cardíaco com um simples teste respiratório

A tecnologia (eNose) pode detectar pequenas alterações moleculares no sangue de um paciente.
em
12 agosto 2022
    COMPARTILHE
    Compartilhe
Imagem 3D de um coração em um teste de cardiologia (crédito fotográfico: REUTERS)

Um teste de respiração simples e rápido usando a tecnologia "nariz eletrônico" (eNose) desenvolvida no Instituto de Tecnologia Technion-Israel de Haifa se mostrou eficaz na verificação do diagnóstico de aterosclerose em pacientes no Campus Rabin Medical Center-Beilinson de Petah Tikva.

O nariz artificial utiliza uma fileira de sensores de ouro submicroscópicos (nanopartícula) sensíveis que podem detectar pequenas alterações moleculares no sangue do paciente. As matrizes são treinadas para identificar biomarcadores de doenças e rastrear grupos de alto risco para doenças específicas, bem como monitorar tratamentos em pessoas afetadas por essa doença. Já foi bem-sucedido na detecção de uma variedade de doenças, incluindo alguns tipos de câncer.

O estudo utilizou a tecnologia eNose, desenvolvida na Technion pelo Prof. Hossam Haick, da Faculdade Wolfson de Engenharia Química. Sua eficácia foi verificada no diagnóstico de arteriosclerose obstrutiva, câncer e outras doenças.

Cerca de duas décadas atrás, Haick estava trabalhando em doutorado no Technion quando soube que seu amigo e colega de trabalho haviam estado diagnosticado com leucemia Foi o primeiro encontro próximo de Haick com o câncer e o pedágio físico que seu tratamento poderia causar a uma pessoa. "Ele está bem agora, mas era muito difícil vê-lo sofrer", lembrou.

Dr. Inbar Nardi, que iniciou e liderou o estudo no departamento de cardiologia de Beilinson e colaborou com Haick e Dr. Yoav Broza, do Technion, examinou se é possível prever doenças cardíacas escleróticas com o eNose.
Engenheiro químico Prof. Hossam Haick (crédito: INSTITUTO DE TECNÃO-ISRAEL DA TECNOLOGIA)

A aterosclerose ocorre quando as artérias coronárias que transportam oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo ficam espessas e rígidas, às vezes restringindo o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos. Artérias saudáveis são flexíveis e elásticas.

"Este é um estudo inicial que fornece motivação e justificativa para o desenvolvimento contínuo do eNose, que agora provou sua eficácia no campo de doenças cardíacas", disse Nardi.

O estudo acaba de ser publicado na revista Cardiology sob o título “Detectando doenças das artérias coronárias usando análise de respiração exalada."

Na primeira parte do estudo piloto em perspectiva, cerca de 60 pacientes com idades entre 30 e 80 anos que não tinham histórico de doença cardíaca foram examinados no departamento de emergência do hospital por causa de dores no peito. Os indivíduos sopraram no eNose e os resultados dos testes de respiração foram classificados de acordo com o status real de aterosclerose dos pacientes, como mostra a cateterização coronária real ou virtual.

De acordo com os resultados da primeira parte do estudo, foram construídos modelos comparando três graus de gravidade da doença da aterosclerose - sua ausência, a presença do tipo não obstrutivo e a presença do tipo obstrutivo.

Na segunda fase do estudo, os modelos foram utilizados para examinar a capacidade de distinguir entre as três condições de aterosclerose em 25 pacientes adicionais.

O estudo mostrou pela primeira vez que o teste respiratório foi capaz de separar corretamente pacientes com artérias normais de pacientes com aterosclerose - com sensibilidade de 69% e especificidade de 67%. Eles estão incentivando dados iniciais sobre a capacidade de diagnóstico e a precisão do sistema, disse Nardi.

"Este é um estudo preliminar e extraordinário que fornece motivação e justificativa para o desenvolvimento contínuo da tecnologia eNose como uma ferramenta de diagnóstico simples, rápida e não invasiva para o diagnóstico também no campo da cardiologia", concluiu ela.

Por: JUIZ SIEGEL-ITZKOVICH
The Jerusalém Post