Forças Democráticas Aliadas causam crise humanitária na República Democrática do Congo (Foto representativa)
Hoje é celebrado o Dia Internacional de Lembrança e Tributo às Vítimas de Terrorismo. A data destaca os desafios e violações dos direitos humanos por grupos terroristas no mundo todo. Os cristãos também são vítimas desses grupos que assassinam brutalmente, destroem vilas e deixam traumas nos sobreviventes. Diversos grupos extremistas têm realizado ataques em diferentes partes do mundo e espalhado medo, dor e indignação. Entre eles estão Boko Haram, Al-Shabaab, pastores de cabra fulanis, Estado Islâmico, Talibã, Al-Qaeda e outros.
Um exemplo recente dessa realidade são os ataques do grupo rebelde Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês) no Leste da República Democrática do Congo. Os ataques dos rebeldes em Boga mataram 17 cristãos em julho e o grupo militante ADF é suspeito de outros ataques em outros locais.
No dia 23 de julho, à noite, a vila de Kabasungora, em Boga, foi atacada e três líderes cristãos foram mortos. Uma das vítimas tinha 30 anos, era casado e tinha um filho. Os principais suspeitos pelo ataque são as ADF. A vila de Kayera, também no Leste do país, foi atacada em julho. Sete pessoas foram assassinadas e duas igrejas incendiadas. Outros três ataques aconteceram até o início de agosto.
“Ore por nós!”
Marcel Kisembo pastoreia a Anglican Cathedral, em Boga, e comentou que a igreja já teve 17 pessoas mortas pelas ADF. “Precisamos muito de orações. Por favor, ore por nós pois vivemos essa situação caótica desde julho”, Marcel disse.Outro líder cristão, vítima do ataque no dia 1º de agosto, disse: “A situação piorou porque agora eles estão procurando os líderes das igrejas. Estamos sobrecarregados, fazendo o máximo que podemos pelas igrejas. Mesmo com os desafios pessoais, permanecemos firmes na obra. Esses massacres nos deixam sem saber o que fazer. Por favor, ore por nós. Por maior que sejam as dificuldades, Deus tem nos sustentado e permanecemos firme nele”.
Fonte: Portas Abertas