Notification

×

Indeks Berita

Yair Lapid é oficialmente Primeiro Ministro de Israel

Antes da cerimônia da transição de Lapid para o primeiro-ministro, o líder Yesh Atid fez uma visita a Yad Vashem.
em
01 julho 2022
    COMPARTILHE
    Compartilhe
Bennett, Lapid e suas famílias participaram de uma pequena cerimônia para a transição de Lapid para o primeiro ministro. (crédito da foto: CHAIM TZACH / GPO)

Yair Lapid tornou-se oficialmente o primeiro ministro de Israel na quinta-feira, depois que o Knesset se dispersou e agendou uma eleição em 1o de novembro.

"Parabéns a Yair Lapid, o novo primeiro-ministro de Israel, e obrigado ao primeiro-ministro suplente Naftali Bennett por sua amizade no ano passado", parabenizou o presidente dos EUA Joe Biden.


O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, também ofereceu "o mais quente parabéns" na noite de quinta-feira.

Lapid liderará o governo interino até que uma nova coalizão seja formada.

De acordo com o acordo de coalizão, Naftali Bennett deixou a Premiership, tornando-se primeiro ministro suplente, título que Lapid detinha no ano passado. Lapid também permanecerá ministro das Relações Exteriores.

A primeira parada de Lapid depois de se tornar primeiro-ministro foi o Salão da Lembrança de Yad Vashem, que ele disse ter visitado “prometer a meu pai que sempre manterei Israel forte e capaz de se defender e proteger seus filhos."
Seu pai, ex-ministro da Justiça Tommy Lapid, era um sobrevivente do Holocausto.

Lapid foi ao Gabinete do Primeiro Ministro para uma cerimônia de entrega e uma reunião de transição com Bennett. A esposa de Lapid, Lihi, e a esposa de Bennett, Gilat, e seus filhos compareceram, assim como a equipe do Gabinete do Primeiro Ministro, mas a cerimônia foi fechada para imprensa ou convidados.

Bennett dá lugar a Lapid

"Trabalhei sob primeiros ministros", disse Lapid a Bennett. “Estou familiarizado com os primeiros ministros. Você é um bom homem e um excelente primeiro ministro. Você também é um bom amigo. Esta não é uma cerimônia de despedida, porque não há intenção de se despedir de você."
Bennett e sua família 30 de junho de 2022. (crédito: KOBY GIDEON / GPO)

Bennett disse a Lapid que Israel e a Premiership “não pertencem a nenhuma pessoa; eles pertencem a todo o povo de Israel. Entrego a você a responsabilidade pelo Estado de Israel. Desejo que você o guarde bem, e que Deus cuide de você."

“Entrego a você a responsabilidade pelo Estado de Israel. Desejo que você o proteja bem e que D'us cuide de você."

Ex-primeiro ministro Naftali Bennett Bennett desejou sorte a Lapid e falou a bênção que os pais tradicionalmente dizem aos filhos no Shabat: “Que Deus faça você como Efraim e Menashe. Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que Ele faça Seu rosto brilhar em você e seja gentil com você. Que Ele levante o rosto para você e lhe conceda paz."
“Entrego a você a responsabilidade pelo Estado de Israel. Desejo que você o proteja bem e que D'us cuide de você."
Ex-primeiro ministro Naftali Bennett
Bennett desejou sorte a Lapid e falou a bênção que os pais tradicionalmente dizem aos filhos no Shabat: “Que Deus faça você como Efraim e Menashe. Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que Ele faça Seu rosto brilhar em você e seja gentil com você. Que Ele levante o rosto para você e lhe conceda paz."

Lapid disse que sua mãe, autora Shulamit Lapid, o abençoou da mesma maneira no início daquele dia.

Visitando o escalão

A próxima parada do novo primeiro ministro foi a residência do presidente Isaac Herzog.

Herzog disse que ter cinco eleições em pouco tempo é "muito prejudicial para o estado. Devemos lembrar antes de tudo, em primeiro lugar, que há um país para administrar, um país para liderar, um país cujos cidadãos têm necessidades que devem ser atendidas."

O presidente desejou sorte lapida, apesar de seus confrontos políticos. Lapid disse estar feliz por Herzog ter mencionado esses confrontos porque eram políticos, mas nunca pessoais.

Lapid disse a Herzog que a sociedade israelense enfrentará um grande teste “para manter nossas disputas... o bem do estado de Israel. Esse foi o seu caminho a vida toda."

A primeira viagem de Lapid como primeiro-ministro, originalmente planejada para Bennett, está marcada para terça-feira, quando ele voará para Paris para se encontrar com o presidente francês Emmanuel Macron.

Espera-se que o novo primeiro-ministro se mude para um apartamento no mesmo complexo da residência do primeiro-ministro em Jerusalém, enquanto a casa maior está sob forte reforma.

Ele ficará em um apartamento dentro de uma casa dentro do perímetro de segurança conhecido como Villa Salameh, onde os seguranças dos primeiros-ministros dormiram nas últimas décadas.

A casa costumava ser a embaixada da Guatemala na década de 1980.

A Reuters contribuiu para este relatório

Por LAHAV HARKOV
The Jerusalém Post