Notification

×

Indeks Berita

Pfizer CEO Dr. Albert Bourla - herói judeu COVID-19

Vice-CEO do Prêmio Genesis Sana Britavsky: “O próprio Albert é um homem humilde, mas também um fenômeno judeu notável."
em
15 julho 2022
    COMPARTILHE
    Compartilhe
Dr. Albert Bourla no King David Hotel. (crédito da foto: MARC ISRAEL SELLEM)

Não é todo dia que você conhece um herói judeu. Dr. Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, merece o título devido à sua liderança no desenvolvimento da vacina Pfizer – BioNTech COVID-19, para a qual ele recebeu o Prêmio Genesis 2022 em uma cerimônia brilhante no Teatro de Jerusalém, em 29 de junho.

Em uma entrevista no King David Hotel um dia antes, Bourla revelou que doaria o prêmio de um milhão de dólares para a construção de um museu do Holocausto em sua cidade natal, Thessaloniki (Salonika).

"Eu venho de uma cidade que costumava hospedar uma das comunidades judaicas mais vibrantes: Salonika, uma comunidade conhecida como 'a pequena Jerusalém'", ele me disse. “Era uma comunidade sefardita muito grande, que teve a maior taxa de extermínio de todas as cidades do mundo durante o Holocausto: 96%. Dos 50.000 judeus, apenas 2.000 sobreviveram. Não temos um Museu do Holocausto que reflita a tragédia que aconteceu lá e, portanto, o dinheiro será destinado à construção e apoio a um museu lá."
 
“Este é um milagre do qual todos os judeus devem ter muito orgulho."
Dr. Albert Bourla

 

Um milagre para se orgulhar

Ele elogiou a parceria bem-sucedida da Pfizer com Israel no combate à pandemia e disse que ficou extremamente impressionado com o país durante sua primeira visita aqui em 45 anos. "Isso é um milagre, o que está acontecendo aqui em Israel, que agora é uma das nações mais avançadas do mundo", disse ele. “Este é um milagre do qual todos os judeus devem ter muito orgulho."

Onde quer que Bourla, 60 anos, fosse em Israel - do Museu da ANU para Yad Vashem - ele foi tratado como uma celebridade, e ele graciosamente permitiu que as pessoas tirassem fotografias com ele. Em todos os momentos, sua modéstia e humanidade brilhavam. Como afirmou a vice-presidente executiva do Prêmio Genesis, Sana Britavsky, “o próprio Albert é um homem humilde, mas também um fenômeno judeu notável. A história de suas raízes, o compromisso com sua identidade e como essa identidade influenciou suas realizações é fascinante."
Colocação da coroa em memória dos judeus de Salônica que morreram no Holocausto no Salão da Lembrança. Da esquerda para a direita: Myriam e Dr. Albert Bourla, Presidente e CEO da Pfizer; Stan Polovets, fundador e presidente da Fundação Genesis Prize; e Yad Vashem Presidente, Dani Dayan (crédito: LENS PRODUCTIONS)

Nascido em uma família que sobreviveu ao Holocausto em Thessaloniki, Bourla ingressou na Pfizer em 1993, servindo inicialmente na Grécia como médico veterinário da divisão de saúde animal da empresa. Ele se mudou para os EUA em 2001 e subiu a escada corporativa para CEO no início de 2019. Ele mora hoje em Scarsdale, Nova York, com sua esposa, Myriam, com quem ele tem um filho e uma filha.

Enquanto Bourla é creditado por dirigir a extraordinária campanha global da Pfizer contra a coroa, ele me disse que agora está trabalhando na adaptação de sua tecnologia para combater outras doenças, como o câncer.

Questionado sobre como era fazer parceria com Israel na campanha de vacinação, Bourla respondeu: “Foi um sentimento fantástico. Eu disse muitas vezes ao redor do mundo que Israel merecia o que recebeu porque era o melhor país do mundo para fazer parceria e demonstrar que há esperança. Basicamente, é disso que se trata: que os dias sombrios da pandemia podem desaparecer com o uso da vacina. Mas o fato de eu ter sido capaz de ajudar meu povo era muito, muito importante."

Minha pergunta final a Bourla foi: Qual é a sua mensagem para o povo judeu e Israel? "Israel se tornou um exemplo para o mundo", respondeu ele. “Todo mundo - aqueles que nos odeiam e aqueles que nos amam - sabe que somos capazes de fazer coisas que ninguém mais fez. Não apenas judeus ao longo dos anos, mas judeus que constroem este país, Israel. Acho que a mensagem que gostaria de transmitir é a seguinte: tente permanecer o mais unido possível e não deixe que pequenas coisas o dividam. Há algo maior, que é o futuro de Israel."

Essa é uma mensagem pertinente quando Israel se dirige para outra eleição em 1° de novembro.

Fonte: STEVE LINDE
The Jerusalém Post