Notification

×

Indeks Berita

Ataque terrorista à posse da igreja síria deixa dois mortos e vários feridos

O ataque foi executado visando a cerimônia de inauguração da Igreja síria deixando mortos e feridos
em
28 julho 2022
    COMPARTILHE
    Compartilhe
Um membro das forças árabe-curdas da Síria coloca uma cruz nos escombros antes de uma celebração de Natal na Igreja Católica Armênia dos Mártires, fortemente danificada, no centro da cidade de Raqa, no leste da Síria, em 26 de dezembro, 2017, após uma operação de clarence de minas no local alguns dias antes. Uma ofensiva apoiada pelos EUA derrubou o grupo do Estado Islâmico de Raqa em outubro, mas a cidade foi devastada pelos combates. | DELIL SOULEIMAN / AFP via Getty Images

Uma igreja ortodoxa grega na Síria, construída como uma réplica da Hagia Sophia de Istambul com a ajuda da Rússia, foi bombardeada durante sua inauguração, segundo relatos, matando pelo menos duas pessoas e ferindo cerca de uma dúzia de outras.

Um foguete foi disparado por "organizações terroristas" não especificadas, visando a cerimônia de inauguração da Igreja Hagia Sophia, na cidade de Al-Suqaylabiyah, cerca de 48 quilômetros a noroeste da província central de Hama, na Síria, no domingo, na AFP relatado, citando a Agência de Notícias Árabe da Síria.

O ataque envolveu foguetes, mísseis ou drones armados.

O governo sírio do presidente Bashar al-Assad estava construindo a igreja como uma réplica de Hagia Sophia em Istambul, Turquia, com a ajuda do governo russo em resposta ao governo turco convertendo esse prédio em uma mesquita em julho de 2020, a Agência de Notícias Católica relatado.

A construção da “mini” réplica de Hagia Sophia, uma igreja dedicada à sabedoria divina, começou há dois anos, com a aprovação do governo de Damasco, segundo Fides.

O órgão de fiscalização de perseguição baseado nos EUA, International Christian Concern, disse que, embora os autores do ataque à igreja sejam desconhecidos, “acredita-se que sejam membros afiliados a atores não estatais apoiados pela Turquia."

"Durante a guerra civil, vimos o governo sírio, Turquia, Rússia e outros competirem por influência em todo o país", afirmou o presidente do TPI, Jeff King disse "O ataque de domingo é um lembrete doloroso de que essa competição coloca repetidamente cristãos inocentes no fogo cruzado da violência regional.".

Ele disse que “[as] partes em conflito na Síria mais uma vez demonstraram desrespeito inaceitável pela vida civil. Nossas orações estão com as vítimas deste ataque."

Partes da província de Hama são controladas por Hayat Tahrir Al-Sham, a antiga franquia na Síria da Al-Qaeda, e outros grupos rebeldes também permanecem ativos com graus variados de apoio turco, de acordo com a AFP

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan tem procurado obter apoio entre sua base conservadora em meio à incerteza econômica e política.

A Hagia Sophia de Istambul, construída em 537 d.C. como igreja ortodoxa grega, foi sede do cristianismo oriental por 900 anos antes de a cidade ser tomada no século XV pelo sultão Mehmed II, o Conquistador, que a converteu em uma mesquita otomana. Em 1934, o fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Ataturk, proibiu o culto em Hagia Sophia e o designou como museu.

O cão de guarda global de perseguição Open Doors USA classifica a Síria como o 15o pior país do mundo quando se trata de perseguição cristã. A população cristã do país do Oriente Médio diminuiu desde o início da guerra civil em 2011. A Síria também abriga vários grupos extremistas islâmicos.

Segundo o órgão de fiscalização, a expressão pública da fé é perigosa para os cristãos em áreas onde os extremistas têm controle territorial.

"Embora a ameaça pública do ISIS tenha diminuído amplamente, os cristãos na Síria ainda enfrentam perseguições diárias que podem se tornar violentas. Em áreas onde grupos extremistas islâmicos são ativos, os líderes das comunidades históricas da igreja podem ser alvos simplesmente porque são mais visíveis ", uma porta aberta ficha técnica estados. "Mas líderes de outros grupos cristãos também são vulneráveis porque podem ser mais ativos no evangelismo. Os edifícios da igreja são completamente destruídos em muitas partes da Síria, onde extremistas islâmicos tinham controle (ou continuam a manter o controle)."

Anugrah Kumar, Colaborador do Christian Post
The Christian Post