Notification

×

Indeks Berita

Nepal: milagres impulsionam uma das igrejas de maior crescimento no mundo

Para ocidentais seculares, pode parecer impossível. Mas as montanhas do Nepal testemunharam um crescimento incrivelmente rápido da igreja
em
17 fevereiro 2021
    COMPARTILHE
    Compartilhe
Cristãos nepaleses | Reuters / Shruti Shrestha

Em 1999, os médicos diagnosticaram o nepalês Christian Gita Shakya com um crescimento doloroso e paralisante da coluna vertebral. Os médicos disseram a Gita e a seu filho cristão, Suroj, que sua melhor opção de cura era uma cirurgia arriscada e potencialmente letal, disse Suroj em um depoimento por escrito compartilhado com o The Christian Post.

A cirurgia também era cara, e o marido de Gita, Babukaji, um sacerdote budista, se recusou a pagar as despesas de sua esposa cristã. Médicos em Cingapura deram a Suroj, de 19 anos, dois dias para decidir se deixaria sua mãe viver com dores terríveis ou se arriscaria a morrer.

Ele orou e decidiu que era melhor fazer a cirurgia. Mas ele não sabia o que diria a sua família se Gita morresse, disse ele.

“Naquela época, eu me sentia tão sozinho em Cingapura porque era minha primeira visita, e eu não tinha ninguém com quem compartilhar meus problemas além de falar com o Senhor em oração”, acrescentou.

Suroj ouviu uma batida na porta. Era um grupo de membros da igreja local que queria orar por Gita. Após 20 minutos de oração, um milagre aconteceu, disse ele.

Gita se levantou. Ela chutou com o pé esquerdo, que não se movia há anos. Ela deu um soco com o braço esquerdo. De repente, ela pode se mover. Gita começou a chorar e louvar a Deus, lembrou Suroj.

“Não houve dor e tristeza, como ela tinha antes. Seu rosto se transformou em alegria e felicidade ”, disse ele.

Posteriormente, Suroj disse que os médicos não acreditavam que Gita fosse a mesma mulher. Babukaji não acreditava que sua esposa tivesse sido curada sem cirurgia até que viu que ela não tinha cicatrizes. Então, junto com seu filho, Suman, ele se tornou um cristão.

Essas histórias acontecem com frequência no Nepal, disse Suroj, que agora é um ancião da igreja de 41 anos.

Apesar da perseguição e da pobreza, a igreja nepalesa cresceu incrivelmente rápido. O país do sul da Ásia tem uma das populações cristãs que mais cresce no mundo.

Para ocidentais seculares, pode parecer impossível. Mas as montanhas do Nepal testemunharam um crescimento incrivelmente rápido da igreja, em parte por causa de curas milagrosas.

Suroj disse a CP que ele se tornou cristão aos 8 anos depois que Deus o curou de uma intoxicação alimentar.

“Em primeiro lugar, o crescimento da igreja se deve a milagres”, afirmou Suroj. “[Se] as pessoas não [são curadas] no hospital, elas vão à igreja e pedem oração aos líderes da igreja. Quando a família da igreja e os líderes da igreja oram pelos enfermos, eles estão sendo curados ”.

Para aqueles que vêem o mundo de um ponto de vista materialista, relatos de milagres podem parecer impossíveis ou rebuscados.

O milagre quebra as leis da natureza e não pode ser reproduzido. Mas isso por si só não prova sua existência, disse o professor de estudos interculturais do Wheaton College Scott Moreau à CP. Nem toda a realidade pode ser compreendida usando métodos científicos.

“Não é que a ciência entre em conflito com a religião [quando se trata de milagres]”, disse ele. “Eles têm kits de ferramentas completamente diferentes para chegar à estrutura básica da realidade. Um tem fórmulas testáveis, mas milagres não funcionam assim. ”

Embora milagres não possam ser explicados por leis naturais, Moreau disse que eles podem ser observados ou verificados.

“Você pode examinar se os relatos de um milagre são consistentes entre si”, disse ele.

Pessoas em todo o mundo concordam que existem milagres, acrescentou Moreau. As denominações cristãs de mais rápido crescimento em todo o mundo enfatizam o milagroso.

Crescimento da igreja no Nepal

Em 1951, o Nepal não relatou nenhum cristão em seu censo governamental. E em 1961, esse número aumentou para apenas 458.

Hoje, o Banco de Dados Cristão Mundial classifica o país como a 12ª população cristã de crescimento mais rápido no mundo, com 1.285.200 crentes, disse a co-diretora do banco de dados Gina Zurlo.

O número real pode ser maior.

“Em alguns países, as taxas de crescimento rápido de cristãos se devem à migração. Em outros países, altas taxas de natalidade podem contribuir mais. Mas no Nepal, o principal fator de crescimento é a conversão de outras religiões ”, explicou ela. “Estimamos que o Nepal seja 4,25% cristão.”

A maioria do povo nepalês hoje pratica o hinduísmo, a terceira maior religião do mundo.

A religião politeísta hindu valoriza o comportamento e a pertença à comunidade acima da crença.

Até 2008, o Nepal era um reino hindu . Para os radicais hindus, ser nepalês significa ser culturalmente hindu, disse o pastor Tanka Subedi ao CP.

Subedi lidera a Igreja da Família de Deus do Nepal e atua como diretor da International Nepal Fellowship.

Embora a maioria dos hindus vivam em paz com os cristãos, ele disse que alguns se opõem ferozmente ao Evangelho.

“O próprio primeiro-ministro diz que não acredita em Deus, mas é hindu”, disse Subedi. “A mídia estatal e funcionários do governo [dizem] o cristianismo está vindo para o Nepal para destruir nossa cultura. É um desafio evangelizar pessoas que têm essa mentalidade. ”

A pressão e a violência que os cristãos sofrem dos hindus colocam o país na 34ª posição na lista global de perseguição do Portas Abertas dos EUA .

O Nepal é conhecido por criminalizar ações que levam as pessoas a mudar de religião, disse Will Stark, Gerente Regional da International Christian Concern para o Sul da Ásia, à CP.

Os hindus temem o cristianismo porque ele ameaça o sistema de castas hindu, disse Stark. Eles acreditam que as pessoas reencarnam com base no que fizeram em suas vidas anteriores. Pessoas más renascem para fazer trabalhos degradantes ou “impuros”. Eles são de “casta inferior” ou “intocáveis” porque acredita-se que poluem espiritualmente outros hindus. Os hindus em posições de castas mais altas frequentemente os tratam com crueldade ou desprezo.

Quando os cristãos pregam a igualdade diante de Deus, o hinduísmo desmorona, afirmou Stark.

“O Evangelho diz que todas as pessoas são iguais e Jesus se preocupa com você e é seu Salvador pessoal”, detalhou. “O sistema de castas é baseado na divisão ou estratificação da comunidade. Sem a base da pirâmide, o resto dela realmente não existe. ”

A lei anticonversão do Nepal diz que “qualquer ato que cause uma conversão religiosa será punido”. Essa formulação ampla dá à polícia o direito de punir os cristãos até mesmo por mencionar o nome de Jesus em público, observou Stark. Radicais hindus que atacam os cristãos também justificam suas ações dizendo que estão cumprindo a lei.

Bishwa Raj Pokharel, porta-voz da Polícia Nacional do Nepal, afirmou: “Pode-se escolher a religião que deseja seguir”, em uma declaração ao Global Press Journal em resposta a um artigo de janeiro sobre cristãos que acusaram a polícia de alvejá-los por causa de sua fé .

“Mas não se pode tirar vantagem da situação de uma pessoa e induzi-la a mudar de religião. A lei diz que você pode mudar de religião, mas não pode mudar a religião de outra pessoa. ”

Perseguição aumentando

A perseguição do governo aumentou recentemente, disse Subedi.

Em 2019, as autoridades nepalesas colocaram Christian Cho Yusang, de 73 anos, na prisão por distribuir Bíblias . Duas semanas na prisão prejudicaram tanto sua saúde que ele teve que ser internado em um hospital.

Após o fechamento de um orfanato este ano, o pastor nepalês Hari Tamang abriu sua casa para abrigar crianças por 10 dias. Em resposta à sua generosidade, a polícia o prendeu sob falsas acusações de tráfico e tentativa de conversão religiosa.

De acordo com o Open Doors USA, a perseguição cristã no Nepal aumentou durante o período do relatório da organização de vigilância em 2020, pois a pressão é alta para os cristãos "em todas as esferas da vida". O grupo relata que as autoridades governamentais no Nepal "tornam a vida difícil para os seguidores de Cristo".

A China e a Índia apóiam o governo do Nepal em sua perseguição aos cristãos, mas por razões diferentes, disse Subedi.

A Índia quer que o Nepal continue hindu, enquanto a China teme que os cristãos apoiem movimentos políticos para libertar o Tibete, explicou ele.

Apesar da crescente perseguição, os cristãos continuam a compartilhar sua fé, disse Subedi, porque o governo não pode prendê-los a todos.

“Viemos de um ambiente perseguido. Nunca fomos livres. Estamos acostumados com isso ”, disse ele. “Não há necessariamente um aparato estatal para usar a lei [anticonversão] em prisões em massa”.

As pessoas também sentem vontade de se tornarem cristãs por causa da realidade da fé cristã, acrescentou Subedi.

Deus opera milagres visíveis nas igrejas e os curandeiros tradicionais não podem competir. Os cristãos apontam para um Jesus histórico em contraste com os deuses hindus míticos.

“Se você se aprofundar [no hinduísmo], não encontrará nada. São apenas histórias de lugares diferentes com deuses diferentes ”, afirmou o pastor. “Quando você ouve sobre Jesus, é sólido. É um fato. Aconteceu na história e as pessoas podem aceitar. As pessoas procuram um Deus verdadeiro. Todos os cristãos oram para que a cura e as curas aconteçam. ”

Suroj enfatizou que o cristianismo também muda a vida dos crentes.

“Quando um homem vem à igreja e aceita Jesus, sua vida muda”, disse ele. “Antes de vir para a igreja, ele bebia e fumava. Mas depois de vir para a igreja, ele deixa todas essas coisas. As pessoas que não são cristãs querem vir para a igreja e deixar todas as coisas negativas de sua vida. Pessoas de outras religiões ficam entusiasmadas e maravilhadas com o que aconteceu. ”

Subedi observou que tantas pessoas se tornaram cristãs no Nepal que é difícil para os crentes atuais ensinarem a todas elas. Ele estimou que a igreja cresce entre 5% e 10% ao ano.

“O povo hindu tem tanto medo dos cristãos”, disse Suroj. “Eles sabem que a comunidade cristã está crescendo de maneira muito ampla. Eles estão com medo de que, se isso acontecer por mais alguns anos, no Nepal não haverá mais hindus ”.

Em um mundo cada vez mais conectado, muitas religiões se espalharam para longe de sua terra natal.

O budismo ganhou popularidade na América ao longo das décadas, e as idéias do hinduísmo influenciam filmes americanos populares como "Star Wars" e "The Matrix". Na Ásia, o cristianismo cresceu mais rapidamente do que nunca. Mas há uma diferença entre a forma como os ocidentais experimentaram as religiões orientais e a forma como os orientais acreditaram no cristianismo, de acordo com o professor de antropologia do Wheaton College, Brian Howell.

“São dois fenômenos realmente diferentes. No Ocidente, as pessoas estão pegando as influências religiosas orientais de uma maneira muito fragmentada. Eles estão fazendo isso como auto-expressão ”, disse ele à CP. “Com as pessoas encontrando o Cristianismo, elas estão encontrando uma comunidade e uma tradição com a qual podem se conectar globalmente.”

Os americanos querem algumas idéias religiosas orientais; O povo nepalês quer se tornar cristão, disse Howell.

Os crentes nepaleses tendem a se reunir em igrejas com menos de 100 pessoas, embora algumas igrejas sejam muito maiores, disse Suroj. Os crentes em vilas rurais querem ensinamentos práticos sobre como viver sua fé, enquanto os crentes nas cidades querem saber mais sobre a teologia cristã.

“Dando, arrependimento, todas essas coisas práticas, ensinamos na igreja. Também ensinamos a parte teológica da Bíblia porque os crentes da igreja que temos no Nepal são cerca de 60% de pessoas sem educação ”, disse ele. “Eles adoram aprender e ouvir coisas práticas.”

Os membros da Igreja no Nepal também ajudam e cuidam uns dos outros, disse ele. Eles se tornam família.

“O povo cristão enfrenta muitos problemas de sua família e comunidade [hindu]”, acrescentou Suroj. “A igreja ajuda esses irmãos e irmãs cristãos de todas as maneiras que pode. Vamos ficar como uma família. Nós ajudamos uns aos outros, cuidamos uns dos outros, ensinamos e apoiamos uns aos outros ”.

À medida que cresce, a igreja nepalesa enfrenta muitas dificuldades, disse Subedi. Pobreza e perseguição causam problemas, mas a maior necessidade são pastores que possam ajudar as pessoas a compreenderem plenamente sua fé.

“Este é um dos maiores desafios, discipular pessoas”, disse ele. “Muitos pastores nas aldeias não frequentam a escola. Minha organização tenta ensiná-los em casa. Há uma grande necessidade de treinar pastores e líderes nas aldeias. ”

Comunidades do Novo Testamento

Em países com grande perseguição, as pequenas igrejas crescem mais rápido, explicou Moreau.

As igrejas domésticas se dividem à medida que crescem e os crentes se comprometem a compartilhar sua fé. As pequenas igrejas também se parecem com a Igreja do Novo Testamento.

“Se for uma reunião em casa, tende a ser mais orgânico. Se estiver em edifícios, tende a ser mais programático. A evidência bíblica parece apontar para o método mais orgânico como a norma ”, disse ele. “No mundo muçulmano, as igrejas orgânicas cresceram mais rápido simplesmente porque quando uma igreja se torna visível na arena pública, pode ser fechada muito rapidamente.”

À medida que a igreja do Nepal cresceu em tamanho e reputação, um pequeno número de pessoas tentou aderir pelos motivos errados, disse Suroj. Os cristãos no Nepal têm reputação de polidez, trabalho árduo e honestidade, então as pessoas se tornam cristãs na tentativa de conseguir um emprego ou visto.

“Eles pensam: 'Se eu me tornar cristão, posso facilmente conseguir um emprego'”, disse ele. “Uma família veio ao escritório da minha igreja e estava pedindo um certificado cristão, embora não fossem cristãos, frequentadores da igreja ou batizados. Eles ofereceram dinheiro para a igreja e disseram que se a igreja quer dinheiro, precisamos do certificado de batismo. ”

Em muitos aspectos, a igreja no Nepal se parece com a igreja do Novo Testamento.

Ao mesmo tempo odiada e admirada, é uma nova comunidade à qual as pessoas ingressam, mesmo às custas de suas famílias. Cura os enfermos, ajuda os pobres e transforma os pecadores. As pessoas querem a vida que a igreja dá, às vezes até pelos motivos errados. Apesar da perseguição, ele se multiplica.

“É como o tempo de Jesus para o Nepal. Acreditar em Jesus significa que você é um cidadão de segunda classe. Você pode ser desconectado de sua família ”, disse Subedi. “É um grande sacrifício seguir Jesus. Era maior no passado, mas não mudou muito. Ainda somos considerados cidadãos de segunda classe, excluídos de muitas coisas. Custa muito. ”

Fonte:The Christian Post